Jira, um estudo de caso na Lumen Games




Na postagem de hoje, continuaremos a falar sobre o Jira contudo de forma mais prática através de um estudo de caso com a empresa sergipana Lumen Games. 

A Lumen Games (lumen.games/) é uma empresa do ramo de games do estado de Sergipe, fundada em 2004. Hoje focada em jogos (aplicativos) para dispositivos móveis (apps), a Lumen trabalha com diferentes times, tanto presencial quanto remoto. Entre esses existe o time de backend, desenvolvedor client e artistas. Também é aplicado o método ágil Scrum. 

Dentro desse contexto, algumas perguntas foram feitas a Fernando Melo (br.linkedin.com/in/fernando--melo), Produtor de Jogos e Gerente de Projetos na Lumen Games. Fernando é formado em Ciência da Computação.


Segue-se então em negrito as perguntas e respostas em fonte normal.

A empresa usava alguma ferramenta de gerenciamento de projetos antes do Jira? Qual?
Desde que entrei na empresa (há 4 anos) o Jira já era a ferramenta de gerenciamento adotada. Antes disso, usávamos Trello.

De modo geral, qual você avalia melhor? Por que?
O Jira, por ser uma ferramenta de gerenciamento robusta que permite e facilita o gerenciamento de projetos de diferentes portes. Em comparação com o Trello, por exemplo, o Jira pode ser robusto demais para um projeto pequeno (~3 meses), mas para projetos maiores o Trello não é suficiente.

Por que a escolha do Jira como ferramenta atualmente? Pretende mudar?
Devido à robustez oferecida e integração com outras ferramentas da Atlassian também adotadas (Confluence, Bitbucket, etc.). Não pretendemos mudar, mas estamos experimentando o Notion em um projeto menor [https://www.notion.so/].

Qual o custo benefício, quanto é gasto para ter a ferramenta atualmente?
Apesar de ser uma ferramenta relativamente cara (custo baseado na quantidade de pessoas com acesso), o benefício certamente vale o preço.

Quais features do Jira são usadas pela empresa? Qual a mais usada?
Nossos projetos usam sempre o Scrum como base. No projeto atual habilitamos Sprints paralelos para poder entender melhor o desempenho das equipes (arte e programação). Também fazemos uso diário do Kanban board, story points, épicos, fix version e releases, bem como analisamos os gráficos de desempenho ao final de cada sprint.

Existem features dentro do Jira que você gostaria de usar mas ainda não teve oportunidade? Quais?
Já tentamos usar workflows no passado, mas acabou engessando o processo. Ainda assim, é uma feature muito interessante para o gerenciamento de processos.

Quais features você acha que poderiam ter no Jira e não tem?
Roadmaps já estão disponíveis em projetos do tipo Next-Gen, mas projetos antigos não têm acesso a essa funcionalidade: planejar visual a duração dos épicos do projeto

O que mudou na empresa ao usar o Jira como ferramenta de gerenciamento? Fez muita diferença?
O uso do Jira facilitou o entendimento do Scrum, permitindo tanto que a equipe tivesse uma visão sobre as tarefas individuais e também uma visão geral dos objetivos de cada semana (sprint).

Quais os pontos fortes e pontos fracos do Jira?
Pontos fortes: ferramenta altamente robusta; permite várias customizações; tem diversas integrações com ferramentas adotadas no mercado; possui diferentes tipos de projeto (Kanban, Scrum, Agile, e Next Gen); possui um conjunto de features completo para o gerenciamento de projetos.

Pontos fracos: não é muito intuitivo para usuários novos; apesar de ser possível customizar vários aspectos, existem algumas mudanças que não podem ser feitas.

Como você resumiria o Jira para uma pessoa que não faz ideia do que é a ferramenta nem gerenciamento de projetos?

O Jira é um site onde é possível definir as tarefas que um grupo de pessoas deve desempenhar durante um certo período de tempo. Nela é possível ver o que cada pessoa tem para fazer, está fazendo ou já fez. No final desse período de tempo também é possível ver quão rápido as tarefas foram feitas e se alguma tarefa não foi completada a tempo. Esse processo pode ser repetir várias vezes até que o objetivo final seja atingido.

FIM DA ENTREVISTA.

Com isso concluímos a seção de perguntas e respostas. Pudemos observar que muito foi falado por Fernando Melo está presente na postagem que fizemos anteriormente (https://leite-condensado-com-cafe.blogspot.com/2019/11/gerencia-de-projetos-em-nuvem-com-o-jira.html). Vimos por exemplo o grande dilema das integrações do Jira. Cotado como um ponto positivo, ele citou alguma das integrações, porém a ferramenta citada como uma próxima opção ao Jira, pretende acabar justamente com a necessidade de várias integrações. É uma disputa interessante que só poderemos saber com o tempo qual realmente é a melhor forma de tratar o problema do gerenciamento de projetos.

Agradecemos, por fim, a Fernando Melo e à Lumen Games pela disponibilidade. 

Até a próxima postagem!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionalidades principais do Asana

Clubhouse: Uma ferramenta de gerenciamento feita para de desenvolvedores para desenvolvedores.