Gerência de Projetos em Nuvem com o Jira!

Atlassian Jira 


Jira é uma ferramenta de gerenciamento de projetos em nuvem, focado no gerenciamento de softwares. 
O Jira é uma ferramenta proprietária, mantida pela empresa australiana Atlassian, fundada em 2002 e de 
grande importância no mercado nos últimos anos. A Atlassian tem entre os seus clientes grandes empresas
como LinkedIn, BMW, Cisco, Adobe, NASA etc.

O Jira é uma ferramenta feita principalmente para times que trabalham com metodologias ágeis como o SCRUM.
O Jira possui um cruzamento dos problemas e rastreamento de bugs, e uma imensa variedade de opções internas 
para facilitar o gerenciamento do projeto. O Jira pretende ajudar em:
  1. Planejamento: O time pode criar user stories (tarefas), e distribuir as tarefas entre o time.
  2. Traquear: O Jira dá uma visão geral do projeto a todo o time, permitindo que todos possam discutir e priorizar
     determinadas tarefas. Além disso, pode-se dar permissões para algumas pessoas, como por exemplo para 
    os gerentes, ou para todos do time numa situação de equipe autogerenciável, por exemplo. 
  3. Entrega: Como um quebra cabeça, pode ser visto o quão entregue está o projeto. 
  4. Report: Pode-se facilmente reportar bugs ou erros.

Além disso, o Jira pode ser acessado através de um site com a conta de cada um dos membros do time.
As tarefas podem ser comentadas e podem ser adicionados resultados como arquivos de texto, imagens relativas à bugs ou 
relatórios. 

Os relatórios e arquivos anexados à tarefa geram alguns problemas que é amplamente relatado quando 
se fala sobre o Jira, porém a própria Atlassian tem um produto que dá suporte à essa falta. 

Outras pequenas características que muitas vezes são incompletas no Jira, a Atlassian possui alguma solução
que pode ser usada em conjunto com o Jira para aprimorar e melhorar o processo de construção do software, no 
nosso caso.
As integrações mais comuns ao Jira são: Confluence, sites para documentação e relatórios; Bitbucket e Github, sites de 
versionamento de código e projetos;
Slack, ferramenta de comunicação. As integrações são consideradas vantagens por alguns e desvantagens por outros.
Mais a frente falaremos das vantagens e desvantagens do Jira segundo alguns relatos online. E em uma outra postagem 
mais adiante, veremos casos reais 
do uso do Jira aqui no Brasil, especificamente no estado de Sergipe. 

Vamos agora ver com mais detalhes o que a ferramenta do Jira nos oferece na prática. 
O Jira possui um Board, onde todos os membros podem visualizar e alguns, podem criar stories e issues
planejar sprints e distribuir as tarefas entre o time. 

Também possui um backlog, que mostram as tarefas em espera e as tarefas sendo feitas atualmente em forma de fila de prioridade. 
O backlog e o board incluem tarefas comuns assim como bugs reports.  
Imagem 1: Board Jira


Também é possível acompanhar as versões que estão sendo desenvolvidas e já entregues do produto. 
Assim como visualizar de forma mais simples e em tempo real a performance do time. 

Imagem 2: Tela de Releases do Jira

Imagem 3: Tela de Report do Jira, onde se pode ver vários gráficos que mostram o desempenho da equipe de vários pontos de 
vista.

Com o Jira, é possível ter vários níveis de gerenciamento, sendo que somente algumas pessoas podem usar as ferramentas 
estatísticas e de report, enquanto outras podem criar tarefas e outras podem somente visualizar e comentar as tarefas. 
Segundo a Atlassian, o Jira é utilizado por mais de 3500 companhias ao redor do mundo. Pode ser encontrados centenas de 
elogios, 
porém existem várias reclamações por parte de alguns usuários. Veremos agora alguns desses elogios e algumas reclamações
também relacionadas ao Jira.

Um dos elogios encontrados na web ao Jira é o fato dele possuir a integração com outros sites da própria Atlassian, 
como o Confluence para documentação, com o git, etc, podendo assim manter separado as funcionalidades de documentação
versão e gerência. Com isso as ferramentas de gerências são bem vistas e elogiadas por poderem, para times pequenos e médios, 
ser utilizadas bastante e de forma útil. Porém, esse mesmo tópico é tema de reclamações. Uma das reclamações encontradas 
é de que o Jira não possui a integração interna de documentação, precisando também pagar pelo Confluence e 
outros serviços que poderiam ser internos. Na parte de gerência, a principal reclamação é que o Jira, pretendendo 
ser uma ferramenta, principalmente, de auxílio para os métodos ágeis, não segue tão bem as métricas e metodologias do manifesto 
ágil, além de não ser compatível com times muito grande, perdendo as principais funções visuais.

Para averiguar essas e outras críticas ao Jira, iremos postar uma entrevista de uma caso prático do uso do Jira numa 
empresa Sergipana. A postagem será feita em alguns dias, aguardem!

Podemos concluir até aqui que o Jira é uma ferramenta em alta atualmente e possui bons motivos para isso, principalmente se 
formos relacionar o custo benefício, dado que o preço é acessível comparado com algumas outras ferramentas que podemos 
encontrar no mercado (para verificar os preços disponíveis entrar no site: https://www.atlassian.com/br/software/jira/pricing). 
Porém quem quiser tentar por si mesmo, ela está aberta atualmente para testes grátis. 
Então é só entrar lá e se aventurar. Até a próxima postagem!

Fontes:

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