Ferramenta de Comunicação: Slack
Slack, startup lançada em 2014 e avaliada recentemente em 5,1 bilhões de dólares, foi criada para ajudar empresas a melhorarem sua comunicação interna, reduzindo a necessidade da troca de infinitos emails e da participação em diversas reuniões para tomar uma decisão.
Slack é uma ferramenta de comunicação para equipes com suporte para canais e conversas privadas, serviços externos e diversos detalhes que fazem dele uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas do mundo.
O slack tem como objetivo otimizar os processos de comunicação dentro da empresa. Vai desde pequenas empresas e equipes à grandes equipes e diferentes times. O slack ajuda a manter a ordem e centraliza a comunicação de forma que ferramentas como email ou outros serviços pessoais de chat são abandonados. Dessa forma, pode se ter algo mais formal e informal numa mesma ferramenta.
Na imagem acima podemos ver como é a tela do Slack. Nela podemos observar os chats pessoas, direto com alguma das pessoas do time, assim como os chats em grupo, ao qual várias equipes podem ser formadas e se comunicar de forma única. Além disso, outras equipes externas podem ser adicionadas e algumas equipes ou conversas podem ser visualizadas somente por um grupo autorizado, mantendo o sigilo de alguns chats mais importantes. O slack também possibilita o tráfego de arquivos e diferentes notificações. Por exemplo, pode-se notificar todo o time numa mensagem importante para todos, ou pode-se notificar somente um grupo de pessoas.
O slack também tem a opção de integração com outras ferramentas. Pode-se criar uma ferramente que ao receber algum "gatilho", envie uma mensagem para o slack. Por exemplo, pode configurar o sistema de servidores de uma empresa para que ao cair uma das máquinas, o sistema enviar uma mensagem para o grupo do slack onde os responsáveis pelos servidores estão e assim todos ficarão sabendo do ocorrido. Assim também como integração com o git, e outros serviços, servindo também de log para as atividades da empresa, nesse caso utilizando como exemplo empresas que usam esses servições mais voltados para o desenvolvimento e TI.
O slack vem crescendo nos últimos anos e é cotada como substituta do tradicional e-mail. Porém, há quem não goste da ferramenta, e empresas que por conta dos problemas causados em qualquer tipo de rede social, a ociosidade e conversas privadas entre participantes, preferem não usar o slack.
Para descobrir mais acesse: https://app.slack.com/
Fontes:

Comentários
Postar um comentário